Fonte: Jornal de Brasília / imagem: Divulgação/Sedes-DF

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) promoveu, nesta quinta-feira (26), encontro com cerca de 60 empreendedores credenciados no programa Cartão Gás. O objetivo é reunir os empresários para ouvir as demandas, esclarecer as regras do programa, tirar dúvidas e conscientizar os comerciantes sobre a importância de combater fraudes.

Criado em 2021 em meio à crise gerada pela pandemia, o Cartão Gás fornece crédito bimestral de R$ 100 para auxiliar na compra do gás de cozinha de 13 kg para auxiliar famílias em vulnerabilidade social. São 70 mil famílias beneficiadas.

Em 2024, a Sedes também assumiu a gestão do credenciamento das empresas participantes e fiscalização do Cartão Gás, que, antes, ficava sob a responsabilidade da Secretaria de Economia. A Sedes-DF estabelece requisitos para adesão e realiza controle das famílias beneficiadas, conforme critérios de vulnerabilidade e disponibilidade orçamentária. O programa é destinado exclusivamente a moradores do Distrito Federal.

“O balanço desse primeiro encontro foi muito positivo, uma vez que os empresários tiveram interesse em participar, conversar, propor melhorias, tirar dúvidas. A intenção é continuar dialogando com esse público empreendedor, que tem muito a contribuir para o desenvolvimento do programa como um todo. Vamos promover encontros periódicos, a exemplo do que é feito com os empresários do Cartão Creche e do Cartão Material Escolar”, explica o subsecretário de Gestão de Programas Sociais da Sedes-DF, Danillo Ferreira.

Para sanar as dúvidas e ouvir as demandas dos empresários, a Sedes-DF também trouxe para o encontro representantes do Banco de Brasília (BRB), responsável pela confecção do cartão e pagamentos, do Sindicato dos Empresas Transportadoras e Revendedoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) do Distrito Federal (Sindvargas), e da Subsecretaria de Assistência Social da Secretaria.

“Ter esse momento é bom para os revendedores. Muitas vezes, temos nossas demandas e não temos como comunicar. Essa reunião aqui é para o revendedor reivindicar o que necessita e melhorar o atendimento ao cidadão”, avalia o empresário Marcos Aurélio Cardoso, da empresa GG Gás, instalada em Ceilândia.

O DF tem, atualmente, 320 revendedores credenciados para atender o Cartão Gás.

“Esse apoio é muito bom para nós, que somos comerciantes. No início, nós não tivemos esse encontro pessoalmente com o governo, com o banco. Foi importante o debate hoje sobre alguns tópicos que nós trouxemos, entre eles, a necessidade de esclarecer mais as famílias de que o programa é um auxílio, um complemento para que eles comprem o gás de cozinha”, conta Tatiana Oliveira, representante da empresa Gás Nova Esperança, de Brazlândia.

Cartão Gás

Mais de R$ 125,2 milhões já foram investidos no benefício, destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social a fim de garantir a segurança alimentar e nutricional.

“O Cartão Gás não é apenas um programa social. É um programa que gera desenvolvimento econômico. São mais de 300 empresas credenciadas, que atendem os nossos beneficiários. É um programa que, além de auxiliar os mais vulneráveis, movimenta o comércio local e fomenta a economia do DF”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

A entrada no auxílio ocorre de forma automática, de acordo com o cruzamento de dados do Cadastro Único, conforme os critérios de priorização e disponibilidade orçamentária. O cidadão contemplado só perde o benefício se deixar de atender aos critérios estabelecidos.

Para concorrer ao benefício, é necessário atender aos seguintes requisitos:

– Ter inscrição no Cadastro Único;

– Renda familiar per capita de até meio salário mínimo;

– Declarar comprometimento de renda com a aquisição do GLP de 13 kg (informação preenchida durante a entrevista do CadÚnico) e

– Morar no Distrito Federal e ter idade igual ou superior a 16 anos.

*Com informações da Agência Brasília