Fonte: Metrópoles / imagem: Planalto

O presidente Lula recebeu a atual presidente da Petrobras, Magda Chambriard, na manhã desta sexta-feira (27/9) no Palácio do Planalto. Segundo apurou a coluna, um dos principais temas da conversa foi uma possível redução no preço dos combustíveis pela estatal.

A eventual diminuição no preço da gasolina pela empresa passou a ser avaliada após quedas recentes no valor do barril do petróleo nos mercados internacionais. O preço do barril vem caindo nas últimas semanas, em meio a notícias de uma redução da demanda mundial.

No governo Lula, a avaliação é de que uma eventual diminuição no preço dos combustíveis pela Petrobras pode ajudar a compensar o esperado impacto sobre a inflação da bandeira vermelha na energia elétrica e do aumento no preço dos alimentos após as queimadas.

Petrobras aumentou preço em julho

No início de julho, a Petrobras anunciou um aumento de R$ 0,20 centavos na gasolina vendida para as distribuidoras e de R$ 3,10 no preço do botijão de gás. Antes do anúncio, a presidente da estatal avisou Lula e ministros do governo sobre a decisão.

Nas conversas, Magda explicou que a estatal não aumentava o preço da gasolina desde agosto de 2023 e apresentou números que apontavam que o valor estava no limite e precisava ser reajustado na época. O reajuste foi o primeiro feito pela empresa desde que ela assumi o cargo, em maio.

A postura da executiva de procurar Lula foi elogiada no Palácio do Planalto. Nos bastidores, ministros palacianos lembraram que o antecessor de Magda na Petrobras, Jean Paul Prates, não costumava avisar previamente sobre os aumentos, o que incomodava Lula.