Fonte: Diário do Comércio / imagem: Pexels

As vendas de combustíveis subiram 6,6% em Minas Gerais de janeiro a outubro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. O etanol hidratado, mais uma vez, puxou as vendas ao crescer 44,1% no período, bem acima dos demais produtos.

No total, foram 14,53 milhões de metros cúbicos (m³) de combustíveis comercializados no ano de 2024 no Estado, sendo 14,48% (2,10 milhões de m³) de etanol.

De acordo com o levantamento da Agência  da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as distribuidoras mineiras também venderam volumes maiores de outros produtos.

O óleo diesel vendeu 4,8% a mais no acumulado deste ano, e o gás liquefeito de petróleo (GLP) vendeu 4,5% a mais que no mesmo período do ano passado.

Mais uma vez, apenas a gasolina comum registrou queda nas comercializações no período. Foram 3,75 milhões de metros cúbicos (m³) negociados neste ano, uma redução de 6,2% em relação aos cerca de 4 milhões de m³ negociados entre janeiro e outubro de 2023.

Para o economista Guilherme Almeida, este recuo é justificado pelos preços praticados pelos combustíveis. “Se você observar o etanol, ele já cresce 44% no acumulado do ano. Muito acima da média dos outros combustíveis. A gente observa a queda da gasolina e uma uma expansão relevante no etanol. Os consumidores fazem esse processo de substituição justamente por conta do preço mais elevado da gasolina”, explica.

Bom desempenho da economia impacta venda de combustíveis em Minas Gerais

O crescimento positivo das vendas de combustíveis, na análise do economista, está pautado pela atividade econômica mais intensa. “O PIB está crescendo na ordem de 3%, a atividade industrial está no campo positivo e as vendas no varejo também. Esses dois setores têm a necessidade tanto do escoamento de produção via indústria, quanto a necessidade de transporte de produtos. Principalmente, decorrentes das vendas no e-commerce”, afirma.

O óleo diesel é outro produto que merece atenção na visão de Almeida. “Ele evoluiu 4,8% no acumulado do ano aqui no Estado e está mais intimamente ligado com esse processo de escoamento de produção, dado que é um combustível muito utilizado nos caminhões que fazem o enfrentamento rodoviário”, avalia.

Etanol mantém vendas de combustíveis em alta

Somente em outubro, as vendas totais de combustíveis no Estado somaram 1,54 milhões de m³, uma alta de 6,6% ante os 1,45 milhões vendidos em outubro de 2023. Com relação ao mês de setembro, as vendas também tiveram alta, 4,9%.

Todos os combustíveis venderam mais em outubro na comparação com setembro de 2024. Veja quais foram:

  • gás GLP 7%
  • etanol 6,5%
  • gasolina 5,7%
  • óleo diesel 4,4%
Categorias: DestaqueNotícias

Copyright © 2016 - Sindigas - www.sindigas.org.br — Todos os direitos reservados - Política de Privacidade