Fonte: EPE / imagem: EPE
A demanda brasileira de combustíveis líquidos continuará crescendo em 2024. Estima-se um crescimento de 2,6%, ou 4 bilhões de litros, para 2024, e de 1,8%, ou 2,9 bilhões de litros, para 2025, depois de três anos consecutivos crescendo mais de 4% ao ano, o que representa um incremento anual médio de 6,4 bilhões de litros.
O crescimento da economia, resultados positivos da indústria, recorde de pessoas trabalhando, políticas de transferência de renda e programas governamentais, com destaque para o Novo PAC, deverão contribuir para o crescimento do consumo ao longo de 2024 e 2025.
O consumo dos combustíveis do ciclo Otto continua em patamares elevados, com a participação do etanol (anidro e hidratado) no patamar de 45% desde o início do ano. A demanda de etanol hidratado vem crescendo devido a uma maior disponibilidade no mercado (produção + estoques), o que leva a uma relação de preços mais favorável quando comparado com a gasolina C.
No setor de aviação, em junho, o QAV apresentou crescimento de 4,0% em relação ao mesmo mês de 2019 e de 6,0% em relação a junho de 2023.
O consumo de GLP continua apresentando crescimento, incentivado, em parte, pela redução dos preços em comparação com o ano anterior.
Clique aqui e acesse o conteúdo completo da edição de agosto de 2024.